LISBOANARUA.COM 
 | | EN

Orquestra Académica Metropolitana e Coro da Universidade Nova de Lisboa

Teatro São Luiz
10 Dezembro, 18h

Sala Luis Miguel Cintra
Entrada livre, sujeita à lotação da sala
e mediante o levantamento do bilhete
(no limite de dois por pessoa) no dia
do espetáculo, a partir das 13h; m/6

O São Luiz Teatro Municipal abre as portas ao Natal com um concerto da Orquestra Académica Metropolitana e do Coro da Universidade Nova de Lisboa, com obras de dois compositores de referência: Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart. Na primeira parte do programa, a OAM interpreta a primeira das nove sinfonias de Beethoven. As nove composições são muito
diferentes entre si, sendo cada uma delas individualmente uma obra-prima de pleno direito. Quando assinou a Sinfonia N.º 1, em 1800, Beethoven fez questão de apresentar um estilo eminentemente clássico, ainda próximo do de Mozart. Mas já se adivinhava o que viria pela frente, com a presença dos traços que viriam a marcar o trabalho do compositor e pianista alemão, nomeadamente o uso proeminente de instrumentos de sopro.

Embora a composição sacra mais conhecida de Mozart seja sem dúvida o Requiem, escrito nos seus últimos meses de vida, em Viena, há porém várias outras obras que despertam o interesse dos ouvidos mais atentos. São os casos da Missa da Coroação, das Vesperae solennes de Confessore… e também desta Missa Longa KV 262. Diz-se «Longa» por contraposição às Missae breves, que omitiam várias secções da missa, por se destinarem a celebrações mais modestas. Ainda assim, neste caso não é a duração que se «alonga», mas sim o aparato vocal e instrumental utilizado – juntam-se a um coro misto quatro vozes solistas e uma orquestra reforçada com tímpanos, trompetes e trombones.

 

PROGRAMA

Sinfonia Nº. 1, Op. 21
L. v. Beethoven
Missa Longa, KV 262/246a
W. A. Mozart

Solistas:
Patrycja Gabrel, soprano
Inês Madeira, mezzo-soprano
Gerson Coelho, tenor
Tiago Amado Gomes, barítono
Maestro do Coro:
João Valeriano
Direção Musical:
Jean-Marc Burfin e/ou
Alunos do Curso de Direção
de Orquestra da ANSO
Co-apresentação:
Teatro São Luiz

R. António Maria Cardoso, 38
Metro: Baixa-Chiado (linhas azul e verde)
Carris: 28E, 758