LISBOANARUA.COM 
 | | EN

apresentação

A quadra do Natal, para lá de toda a sua simbologia, é o momento de encontros por excelência. Encontros entre famílias, entre amigos, entre comunidades, entre desconhecidos.

No Natal em Lisboa queremos provocar isso mesmo: encontros entre todos os que vivem a cidade e na cidade. Numa programação em que a música é o denominador comum e numa quadra marcada pela espiritualidade, propomos ao longo de um mês vários concertos em igrejas – como já é tradição –, mas este ano também noutros espaços de culto da cidade, como o Centro Ismaili de Lisboa e o Templo Radha Krishna.

O São Luiz Teatro Municipal levanta o pano para um concerto natalício e há um dia em que o átrio das chegadas do Aeroporto de Lisboa será transformado numa inusitada pista de dança, em que a escolha dos discos está a cargo do próprio Pai Natal. Se a música atravessa todo o programa, a diversidade de estilos e de repertórios procura espelhar a pluralidade de Lisboa, traço que a distingue e enriquece.

Desde o gospel até à música de câmara, passando pela música coral ou ainda pela música andaluza, irá certamente encontrar um concerto que não quererá perder. O Museu de Lisboa convida os mais pequenos, os verdadeiros entusiastas desta época, para descobrirem as curiosas origens de várias tradições natalícias, como a árvore enfeitada (que já vem do tempo dos romanos) ou as várias figuras do presépio.

Não nos seria possível oferecer este programa à cidade sem a colaboração do Patriarcado de Lisboa, da Comunidade Hindu e do Centro Ismaili de Lisboa, aos quais deixamos o nosso agradecimento. A todos, só podemos desejar muitos encontros felizes. No Natal em Lisboa e sempre.