LISBOANARUA.COM  
  | | EN

Dark City

Jardim do Palácio Pimenta – Museu de Lisboa
30 Setembro, 21h30

Alex Proyas, 1998

Realizado um ano antes do primeiro filme da triologia Matrix, Dark City (em português, Cidade Misteriosa) antecipava já muito do ambiente neo-noir que viria a ser popularizado globalmente pela saga dos irmãos Wachowski.

John Murdoch acorda num quarto de hotel desconhecido e descobre que é procurado por uma série de assassínios brutais, embora não se lembre de nada. Perseguido pela polícia e atormentado por estranhos seres misteriosos, que possuem a capacidade de parar o tempo e alterar a realidade, John procura descobrir o enigma da sua identidade. Mas numa cidade onde a realidade é a maior ilusão, descobrir a verdade pode ser fatal.

À data da estreia do filme, o estúdio considerou que o argumento era demasiado complexo e receando que fosse incompreensível, obrigou o realizador a incluir uma explicação na introdução do filme.

Se na altura da estreia não teve muito sucesso, o tempo acabou por fazer justiça a Dark City e transformou-o num clássico obrigatório para os fãs de ficção científica.

Entrada livre