LISBOANARUA.COM  
  | | EN

Soy Loco por Ti, America – Susana Baca

Jardim do Palácio Pimenta – Museu de Lisboa
15 Junho, 22h

No ano em que Lisboa é a Capital Ibero-americana da Cultura, damos vida às palavras e às intenções da canção. Durante quatro dias, o amor pela cultura das Américas latinas será celebrado através da literatura, da música e da gastronomia.

Sujeita à lotação 800 lugares

Susana Baca é uma diva da música latino-americana. Uma mulher com tantas vidas e tantos talentos que parece impossível caberem numa pessoa só: é compositora, cantora dos grandes poetas da América Latina, professora, política – foi ministra da cultura do Perú e presidente da Comissão de Cultura da Organização dos Estados Americanos. É uma das grandes responsáveis pelo estudo e divulgação das raízes da música afro-peruana e pelo seu reconhecimento mundial. É vencedora de dois Grammys: o primeiro, em 2002, pelo disco “Lamento Negro”; o segundo, em 2011, pela canção “Latinoamerica” em colaboração com o grupo de rap alternativo porto-riquenho Calle 13. Neste espetáculo, Susana Baca dá voz à paixão pela diáspora
africana que ocupou grande parte da sua vida. Segundo Susana Baca, mais do que ter feito uma seleção de géneros musicais por países, a ideia foi elogiar as músicas de muitas nacionalidades da América que se unem através da raiz africana. Além disso, estas músicas e ritmos celebram a vida dos africanos que, apesar de terem sido trazidos com dor para as Américas, fazem a festa. Existem muitos mais géneros musicais de raiz africana na América, mas aqueles que Susana Baca escolheu traduzem mais esta ideia de celebração, a partir da sua percepção afro-peruana.