Desfile na Avenida

Avenida da Liberdade
12 Junho, 21h

As Marchas Populares estão na génese das Festas de Lisboa e são, desde sempre, um dos seus momentos altos. Hoje são uma tradição popular, embora tenham sido à data da sua criação, nos anos 30, uma ideia de agentes ligados ao Estado Novo. No entanto, os lisboetas apropriaram-se desta festa e tornaram-na uma tradição sua, já que só assim se explica o seu sucesso e a sua longevidade.

Dezenas e dezenas de pessoas (desde ensaiadores, figurinistas, costureiros, cavalinho e, claro, marchantes) trabalham afincadamente o ano inteiro para que o desfile da sua marcha seja absolutamente espetacular, num esforço coletivo e muitas vezes voluntário. Porque não há cansaço que resista à paixão pelo seu bairro. No concurso de 2017, estão de volta as Marchas do Castelo e de Belém. Mas nem só de Lisboa nos chegam marchas: este ano contamos também com uma representante do Algarve (a Marcha da Rua da Cabine, de Quarteira), de Leiria (a Marcha da Associação do Bairro dos Anjos) e de Viseu (Marcha da Associação Folclórica Cultural e Recreativa Verde Gaio de Lordosa). Estão todos convidados, mas se não conseguir um lugar na Avenida na noite de Santo António, não é caso para desesperar: como é habitual, o desfile será integralmente transmitido pela RTP.

Marchas convidadas:
Marcha da Associação
do Bairro dos Anjos (Leiria)
Marcha da Rua da Cabine
de Quarteira (Quarteira)
Marcha da Associação
Folclórica Cultural e Recreativa
Verde Gaio de Lordosa (Viseu)

Alinhamento:
Infantil “A Voz do Operário”
Mercados
Santa Casa
Alfama
Benfica
Madragoa
Alto do Pina
Carnide
Penha de França
Campo de Ourique
Bica
Castelo
Ajuda
São Vicente
Mouraria
Santa Engrácia
Alcântara
Marvila
Bela Flor – Campolide
Belém
Olivais
Graça
Bairro Alto

 

 

EGEAC Cultura em Lisboa e a RTP juntam-se para dar continuidade a uma boa prática iniciada no ano passado: pelo segundo ano consecutivo, a transmissão televisiva do Desfile das Marchas Populares de Lisboa, que regista todos os anos audiências significativas, terá interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição, para que todos possam acompanhar em direto.

O serviço de audiodescrição estará disponível em

https://www.rtp.pt/play/direto/marchas2017