LISBOANARUA.COM  
  | EN

Festival Política

22 Abril 2018, 15h30

15H30
“Another Lisbon Story”
Filme de Claudio Carbone  
58’, Sala 3, M/12
Com a presença do realizador

No Bairro da Torre em Lisboa,  os moradores são parte ativa  das decisões do lugar onde vivem e uma equipa de investigação segue o processo da sua inclusão na sociedade.

 

16H
As cores da cidade cinzenta – Workshop infantil*
Alto Comissariado para as Migrações 
Sala 2, 4 aos 8 Anos, Capacidade:  10 famílias (Adultos e crianças) mediante inscrição

“Era uma vez uma cidade pintada de cinzento (…) tudo existia pintado da cor cinzenta…. Um dia, porém, chegou à cidade cor de cinza uma família muito diferente de todas as que ali viviam.”

A partir desta história vamos refletir, questionar e… sonhar: Somos todos iguais? O que é isso de ser “diferente”? O que é, afinal, a diversidade? As cidades são espaços de encontro de várias culturas: isso é bom ou é mau? O que é que a interculturalidade tem a ver com a Cidadania e com os Direitos Humanos?

 

17H
“Post truth times we the media”
Filme de Héctor Carré
52’, Sala 3, M/12

Os media têm sido alvo de ceticismo e de ira por parte de políticos agressivos e de uma população que parece alienada. Como pode a verdade sobreviver numa sociedade que não valoriza a veracidade dos factos? Talvez não exista outra organização mais afetada por este dilema que os media tradicionais.

 

17H30
“PSS”*
Performance por Zacarias Gomes 
Sala 2

Hoje ambicionamos ser diferentes, ser originais, mas continuamos divididos pela cor da nossa pele, pelo nosso género, pela nossa orientação sexual, pela nossa religião, pelo nosso estilo e pelos nossos segredos. Em ‘Psss….’ abordamos o caos, confrontamos o caos, contamos os nossos segredos, escrutinamos o nosso ADN e no fim somos apenas dois esqueletos.

 

18H30
“City of Ghost”
Filme de Matthew Heineman 
Sessão oficial de encerramento – Parceria ONU Portugal 
92’, Sala Manoel de Oliveira, M/16

Este documentário segue os esforços de “Raqqa Is Being Slaughtered Silently”, um movimento de ativistas anónimos que se juntaram depois de a Síria ter sido tomada pelo ISIS em 2014.

 

Todos os dias do festival
Exposição “Libertador Dispensado”, de Nuno Bettencourt e Ruy Otero
Vídeo-instalação “Grândola RMX”, de João Meirinhos

 

*Tradução para língua gestual portuguesa

 

O Cinema São Jorge junta-se ao Abril em Lisboa abrindo as suas salas para a segunda edição do Festival Política, que entre cinema, debates, concertos, workshops, arte e atividades para crianças nos convida a repensar a sociedade atual e os moldes em que exercemos a nossa cidadania. Depois da problemática da abstenção ter dado o mote para a edição de 2017, este ano a tónica está colocada nas questões da igualdade e da não-discriminação. De 19 a 22 de abril.

O Festival Política é um evento de entrada livre limitado à capacidade da sala e do limite de número de inscrições nos workshops. Será necessário o levantamento de bilhetes para as sessões de cinema e música. Este é um evento inclusivo, conta com tradução e interpretação para Língua Gestual Portuguesa nos seus conteúdos. Inscrições para: festivalpolitica@gmail.com
Autores: Bárbara Rosa e Rui Oliveira Marques; Co-Produção: EGEAC (Cinema São Jorge e Programação em Espaço Público) e Produtores Associados; Parceiros Institucionais: Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade; Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto; ONU Portugal; Embaixada dos Estados Unidos; Alto Comissariado para as Migrações; Movijovem; World Academy Portugal